sexta-feira, 2 de maio de 2014

Beleza com autoestima

Autoestima é o valor que damos a nós mesmos. É a forma como nos vemos e que se vai refletir no que fazemos. É muito comum haver pessoas que não gostam de si mesmas, nem se valorizarem, não cuidando da sua autoestima, que é fundamental para nos sentirmos bem connosco e com os outros.

Segundo a psicóloga clinica Clara Conde a autoestima é «como achamos que somos e que caraterísticas possuímos.  Assim, alguém com autoestima elevada sente-se confiantemente adequado à vida,competente e merecedor, enquanto que alguém com autoestima baixa sente-se inadequado à vida e errado como pessoa». Segundo esta psicóloga, a autoestima surge no mundo da criança, a qual vai adquirindo a ideia de como ela é, à semelhança do outro. Ou seja, a criança vê-se a si mesma, através do espelho das opiniões e expectativas dos outros – mãe, pai, irmãos, amigos -, que têm importância para ela. E muitas das vezes a falta de autoestima vem da infância sendo moldando à medida que os anos vão passando.

Esta psicóloga aconselha a aproveitarem a vida da melhor forma, a darem-se o prazer de se conhecer, de perceberem que são donos(as) da sua vida, dando-se valor em harmonia com os outros.

Ao fazer pesquisas pela net encontrei outras dicas que poderão ajudar a melhor a autoestima:
  • diminua as expectativas de perfeição; ninguém é perfeito;
  • evita os pensamentos negativos e autodestrutivos; ao invés, tente pensar em coisas que lhe façam bem;
  • busque por novas atividades, ajudando os outros por exemplo;
  • pratique exercício físico de modo a valorizar o seu corpo;
  • faça amizades;
  • sorria.
A dica de hoje é esta: beleza com autoestima!

Bom fim de semana.

auto estima

1 comentário :

  1. Belo post! Muito verdadeiro e trata de um assunto que é um pilar muito importante no nosso bem-estar! Parabéns querida! Beijinhos

    ResponderEliminar